terça-feira, 26 de abril de 2011

naBolsa | Pedro Pupa

Por Marcela Benvegnu

Trocar SP por Miami para dançar = Pedro Pupa | Crédito: Emily Fauci


“São três pares de sapatilhas brancas e bege, meias brancas, sapato de jazz, polaina para os pés, elástico de cintura, malhas preta, duas camisetas de aula, desodorante (na verdade ,são dois desodorantes, um spray e um roll-on). Também tem linha branca, agulha, elástico de sapatilha, elástico para fazer exercício de pés, macacão de aquecimento, calça plástica, suporte, talco para pés, pomada relaxante, ipod e uma agenda.”

Pedro Henrique Pupa, 17, é aluno da Miami City Ballet School, em Miami, nos Estados Unidos. Nasceu em São Paulo, sonha em ser bailarino profissional e um dia dançar um balé de George Balanchine.

2 comentários:

  1. E morreu atropelado hoje :(

    ResponderExcluir
  2. Pedro era uma pessoa maravilhosa e estava atrás de seu sonho, Pupa havia concluído a sua segunda temporada na companhia, que ele juntou-se após treinar na Escola Municipal de Balé de Miami. Ele atuou como solista em várias apresentações, incluindo a obra “Facade” de Frederick Ashton e “Gala Performance” de Antony Tudor, além do papel do personagem Fritz, irmão de Clara, na obra “John Ringling’s Circus Nutcracker” em 2012. A baixa estatura e forma física impressionante do brasileiro provocavam comparações com outro dançarino preferido da companhia, Logan Learned. Ele morava há 4 anos nos Estados Unidos e completaria 21 anos nas próximas semanas.

    Na tarde de quarta-feira (4), o bailarino profissional Pedro Henrique Pupa, de 20 anos, natural de Piracicaba (SP), morreu ao ser atropelado por um caminhão de mudanças que cruzou sua frente, quando o jovem passava de bicicleta pela Bayshore Road próximo ao Museu Ringling, segundo as autoridades locais. O acidente aconteceu por volta das 2 horas da tarde na cidade de Sarasota (FL), depois que Pupa deixou o estúdio da Companhia de Balé de Sarasota no prédio do FSU Center for Performing Arts no Ringling Campus.
    O motorista Willie G. Burns, de 58 anos, residente em Tampa (FL), virou o caminhão de entregas à direita na entrada de serviço do museu e, aparentemente, não viu o brasileiro ou a bicicleta se aproximando, segundo um comunicado emitido pela polícia. O caminhão passou na frente de Pupa, que se chocou com a lateral do veículo, informaram as autoridades locais, segundo o canal de TV News Channel 8.
    O jovem foi levado às pressas ao Blake Medical Center na cidade de Bradenton, onde não resistiu à gravidade dos ferimentos aproximadamente às 9:30 da noite. Burns foi acusado de não ceder à vez ao ciclista, conforme o Departamento de Polícia de Sarasota.

    O Balé pediu à imprensa para não tentar realizar entrevistas com os dançarinos da companhia ou seus funcionários até a próxima semana. A diretora artística e assistente Margaret Barbieri recordou ter visto Pedro Henrique poucas horas antes do acidente.
    “Ele estava próximo à porta de entrada do estúdio acenando e sorrindo para mim, informando-me que estava feliz porque estava praticando novamente, disse ela, referindo-se ao retorno do brasileiro à dança, depois do período de reabilitação provocado por um problema no joelho. “Eu me lembrarei dessa imagem dele, sempre”.

    Pedro Henrique deixou sua mãe, Maria Cristina Petrucci Sanches, o pai, Carlos Aurélio Tápias Pupa, e um irmão, Felippe Moraes. Seus familiares esperam a chegada do corpo a São Paulo para velório e sepultamento em sua cidade natal. A polícia local ainda investiga as circunstâncias do trágico acidente.

    ResponderExcluir