sábado, 9 de julho de 2011

Missão para bailarinos

Por Flávia Fontes Oliveira
Gisèle Santoro.
Foto: divulgação

Há 21 anos, Gisèle Santoro é o nome e o sobrenome por trás do Seminário Internacional de Dança, que acontece em Brasília, sempre no mês de julho. Como coordenadora e diretora artística, ela é responsável pelo modelo que já distribuiu mais de 330 bolsas internacionais para os bailarinos brasileiros que se destacaram nas edições anteriores.

Novamente agora, entre os dias 10 e 31 deste mês, cerca de 300 bailarinos devem participar do Seminário. Como ganhar estas bolsas? O bailarino precisa participar das aulas, ensaios e apresentações. Segundo a diretora, cada participante é observado em vários aspectos, “para ter o máximo de certeza de que irão aproveitar a bolsa”, diz. Cada professor|jurado está atento ao potencial de cada bailarino.

Quando começou, Gisèle queria diminuir a lacuna brasileira de falta de oportunidades aos estudantes. Sua “missão”, como diz, foi sempre a de oferecer aperfeiçoamento aos bailarinos, com os professores internacionais convidados, e, assim, abrir portas para possíveis carreiras nacionais e internacionais.

Para quem quer algo a mais, o seminário oferece, pelo menos, três semanas de curso. Tempo para “solidificar alguma coisa, do ponto de vista de ensinamento”, diz a coordenadora. E, segundo ela, são professores de acesso limitado em seus países porque dão aulas para companhias profissionais, na maioria dos casos.

Gisèle Santoro, que já foi bailarina e fundadora da Associação Cultural Claudio Santoro (1919-1989, maestro, intérprete e compositor brasileiro, ela é viúva e teve com ele três filhos), já usou neste Seminário uma herança de cerca de R$ 300 mil. Valeu a pena? “Eu acredito terrivelmente no evento. Quando vejo algum bailarino subindo ao palco, justifica tudo”, diz.

2 comentários:

  1. Olá adoro o seu blog :)
    Siga o meu :
    http://bailarinas-classicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oee! Acompanho o blog diariamente! Qro mto me escrever para tentar uma bolsa; como eu faço?! Meu nome é Thábata e meu e-mail é: (tatasucesso20@yahoo.com.br) =D

    ResponderExcluir